Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (EPCCIPD)
Criada por Contrato – Programa de 16 de março de 1993, celebrado entre a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e as Secretarias da Educação e Cultura e da Juventude, Emprego, Comércio, Indústria e Energia, o que faz dela uma das mais antigas escolas profissionais dos Açores, a Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (EPCCIPD) iniciou a sua atividade a 23 de novembro de 1992 com dois cursos profissionais de nível IV (na época, nível III): Assistente de Gestão e Técnico de Turismo / Profissionais de Informação Turística, mantendo a formação exclusiva nestas duas áreas até ao ano de 1999, altura a partir da qual alargou a sua oferta de formação.
Desde 1999 até à presente data tem oferecido cursos em áreas tão diversas como Gestão, Turismo, Contabilidade, Comércio, Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Hotelaria, Informática, Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, Secretariado, Organização de Eventos, Transportes, entre outros.
Em 9 de outubro de 2000 foi criado um pólo em Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, e, em 8 de outubro de 2001, outro pólo na Lagoa.
Entretanto, a escola reestruturou-se, encerrando o Pólo da Lagoa e mudando-se para o Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, onde se manteve até ao final do mês de junho de 2020. A partir de 1 de julho do mesmo ano, a escola passou a ter as suas instalações na Rua dos Mercadores, número 63, mantendo-se na cidade de Ponta Delgada.
No decurso destes anos de existência, a EPCCIPD esteve envolvida em vários projetos pedagógicos com ótimos resultados, dos quais se destacam os estágios nas áreas do Turismo e da Gestão realizados no estrangeiro (Alemanha, Espanha, França – Martinica); o intercâmbio com uma escola do Quebeque, Canadá; a visita de estudo de cinco formandos ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo; a realização de inúmeros seminários, conferências, workshops e “aulas abertas” sobre os mais variados temas.
O ano letivo 2018/2019 marcou novamente uma mudança de rumo no ensino profissional com a criação da componente de Cidadania e Desenvolvimento, que visa desenvolver competências pessoais e profissionais nos formandos, para que se tornem cidadãos responsáveis e ativos numa sociedade que se quer justa e voltada para o futuro, não descurando o presente e a procura de soluções para os seus problemas. Esta medida foi aplicada a todos os níveis de ensino e consiste na criação de uma disciplina, no primeiro, segundo e terceiro ciclos, que ficará encarregada de coordenar o envolvimento de todas as restantes disciplinas nos projetos desenvolvidos pelas turmas. No nível secundário/profissional, a componente será desenvolvida com base em projetos, que possam contar com a participação e colaboração de todas as áreas disciplinares.
Na nossa escola, a integração desta componente veio consolidar o trabalho, já existente, no que diz respeito aos projetos transdisciplinares desenvolvidos anualmente pelas turmas. Numa primeira fase, foi criada uma equipa de trabalho para organizar todo o processo, partindo dos diversos documentos e diretrizes enviadas pela Direção Regional da Educação e Cultura. Neste âmbito, foram criados documentos de suporte, como um manual de procedimentos, um modelo de planificação por projeto, uma grelha de avaliação de competências por projeto e um modelo de certificado adaptado a esta componente.
Ao longo deste ano surgiram outros novos projetos, entre eles a criação do Clube Europeu da escola – Eurolink, a 21 de novembro.
Das atividades desenvolvidas anualmente, destacam-se a comemoração do Dia Europeu das Línguas, do Halloween, do Pão por Deus, do Natal, com a habitual entrega de cabazes, do Dia dos Namorados, da Páscoa, entre outros. Destacam-se igualmente a cerimónia anual de entrega de diplomas aos formandos que concluíram a respetiva formação no ano letivo transato, e a participação anual destes nas várias edições do Parlamento dos Jovens.
Atualmente a EPCCIPD, que é uma eco-escola, desenvolve estratégias para incluir os seus formandos em projetos como: Parlamento Jovem, Campeonato Regional das Profissões, Olimpíadas, Programas de estágios MOOV (entre as ilhas) e ERASMUS (na Europa), entre outras iniciativas que promovam o contacto com as empresas e sociedade em geral.