COMUNICADO CCIPD | PROJETO COASTOUR
A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada – Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria no âmbito do projeto COASTOUR do qual é parceira irá proceder amanhã, dia 24 de Abril, pelas 11:30, na sede desta câmara, sita na Rua Ernesto do Canto, n.º 13 em Ponta Delgada, à assinatura dos contratos de financiamento com as empresas Açorianas cujos projetos foram aprovados na primeira fase de candidaturas, que decorreu até 12 de Março.
Das sete empresas que concorreram quatro são Açorianas, nomeadamente a Futurismo Azores Adventures Lda, a Futurismo Atlantic Frontier Lda., a Cadeira ao Norte Lda e a Terra Azul – Animação Turística Lda.
Adicionalmente foram também aprovados três projetos de empresas com sede em território nacional: Desafio Funcional Lda., Turaventur – Aventura e Turismo Lda. e Portableit Lda. No total foi elegível nesta fase um investimento que ascende a 60.368,40€.
O projeto COASTOUR tem como foco a transformação sustentável e resiliente da indústria do turismo costeiro rural, tendo como parceiros do consórcio diversas organizações e entidades da Dinamarca, Lituânia, Itália, Portugal e Eslovénia. Os objetivos globais da COASTOUR são:
– Aumentar a competitividade, resiliência e sustentabilidade das PMEs europeias de turismo costeiro rural;
– Construção de capacidades transnacionais e o reforço das sinergias do ecossistema de apoio à sustentabilidade com os quadros e ferramentas de sustentabilidade europeus já existentes;
– Melhorar a eficiência e eficácia dos quadros e esquemas de sustentabilidade existentes na EU.
Em conformidade, o principal objetivo do projeto é desenvolver um quadro de monitorização da sustentabilidade e uma ferramenta de autoavaliação de acesso aberto, para monitorizar o desempenho da sustentabilidade de pelo menos 80 PMEs no sector do turismo em 5 países, ao mesmo tempo que aumenta a sua sensibilização, desenvolvimento e capacidade na área das inovações sustentáveis.
Terminada a primeira fase, abrirá a segunda fase de candidaturas no próximo dia 28 de maio de 2024, e que decorrerá até 13 de agosto de 2024, tendo a CCIPD um orçamento de mais de 80 000 euros, devendo apoiar pelo menos nove empresas portuguesas.
Podem apresentar candidaturas as empresas do setor do turismo, numa diversidade de CAEs, e que estejam localizadas em zonas rurais e costeiras de todo o território nacional.
Ponta Delgada, 23 de abril de 2024.