Newsletter nº 3 | 26 janeiro 2015

Juros Comerciais - 1 º semestre 2015

JurosO Aviso n.º 563/2015, de 19 de janeiro (D.R., Série II, N.º 12) fixou as taxas supletivas de juros moratórios em vigor no 1.º semestre de 2015. Assim, e em conformidade com o disposto, respetivamente, nas alíneas a) e b) do artigo 1.º da Portaria n.º 277/2013, de 26 de agosto (D.R., Série I, n.º 163), informa-se que:

 

>> LER MAIS

Emissão de Fatura – ALERTA

faturaRelembra-se que por cada operação (transmissão de bens ou prestação de serviços), as empresas têm de emitir sempre uma fatura ou fatura simplificada.

 

Pode ser emitida uma fatura simplificada quando estejam em causa retalhistas ou vendedores ambulantes de bens de valor inferior a 1 000 euros. Os prestadores de serviços e os vendedores de bens podem emitir faturas simplificadas desde que o valor não ultrapasse os 100 euros.

 

>> LER MAIS

EEN-PORTUGAL – CCIPD integra novo consórcio

EENNo passado dia 15, foi formalizado o acordo de parceria para o novo consórcio EEN-Portugal, estrutura da qual a CCIPD faz parte. Coordenada  pelo IAPMEI, a CCIPD será responsável, na região autónoma do açores,  pela rede de serviços europeia Enterprise Europe Network, durante os próximos dois anos.

 

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Surgiu em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

 

>> LER MAIS

Actividade Turística - janeiro a novembro de 2014

turismoDe janeiro a novembro de 2014, os estabelecimentos hoteleiros na Região Autónoma dos Açores registaram cerca de 1 029,5 mil dormidas, valor superior em 0,3% ao registado em igual período de 2013.

 

No mesmo período, o Alentejo, Lisboa, o Algarve e o Norte foram as Regiões do país que apresentaram o maior aumento (17,2%, 14,8%, 11,2% e 10,6%, respetivamente).

 

Consulte aqui: