INFORMAÇÃO EEN – PORTUGAL                                                                          MARÇO 2015

_____________________________________________________________________________

Enterprise Europe Network em Portugal promove encontros de negócio na Expo Milão'15

A Enterprise Europe Network em Portugal, numa iniciativa do IAPMEI com a ACIF, a AEP, a AIDA, a AIMINHO, a AIP, a ANI, a CCDR Algarve, a CCIPD, o CEC, o INESC TEC e o LNEG, promove, no âmbito da exposição universal Expo Milano 2015, quatro eventos de matchmaking, com o objetivo de facilitar o aprofundamento de oportunidades de negócio entre empresas portuguesas e estrangeiras nos mais variados setores de atividade.

Integrados na agenda de atividades associadas às ‘Missions for Growth’ da Comissão Europeia, e aproveitando o potencial de uma exposição internacional, que tem a duração de seis meses, a decorrer de 1 de maio a 31 de outubro, com uma participação esperada de mais de 140 países e 20 milhões de visitantes, os eventos a promover privilegiarão encontros de negócio bilaterais e espaços de colaboração internacional nos mais variados domínios, desde o comercial, passando pelo tecnológico, de produção, investigação, entre outros.

A agenda para os quatros eventos é a seguinte:

Evento: ‘EuroMed Countries and Turkey: Agro-Food Manufacturing’
Data e local: 6 e 7 de maio de 2015, Milão, Itália
Focus geográfico: Países da Parceria Euro-Mediterrânica (Euromed) e Turquia
Setores privilegiados: Máquinas e Tecnologia para a Indústria Alimentar e de Bebidas, Segurança Alimentar, entre outros.
Mais informação em: https://www.b2match.eu/expo2015-agrofood

Evento: ‘Celac (South America) and Caribbean States: Creativity and innovation in the Agrofood sector’
Data e local: 12 de junho de 2015, Milão, Itália
Focus geográfico: Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC)
Setores privilegiados: Tecnologias agrícolas, Design no setor da restauração, Turismo: alimentação e vinho, entre outros.
Mais informação: a disponibilizar brevemente

Evento: South East Asian Nations: Meet in Italy for the Life Sciences
Data e local: 29 de setembro a 2 de outubro de 2015, Milão, Itália
Focus geográfico: Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
Setores privilegiados: Biotecnologia, Dispositivos médicos, Indústria farmacêutica, TIC para a saúde, entre outros.
Mais informação em: https://www.b2match.eu/mit4ls2015

Evento: ‘USA and Canada: Eco-Efficient Management of Resources in the Agro-Food sector’
Focus geográfico: Estados Unidos da América e Canadá
Data e local: 5 e 6 de outubro de 2015, Milão, Itália
Setores privilegiados: Gestão de resíduos hídricos, Energias renováveis, entre outros.
Mais informação: a disponibilizar brevemente


Para mais informação sobre estas iniciativas e formas de participação, contacte:

Enterprise Europe Network em Portugal
IAPMEI - Telma Caroça
Tel.: 21 3836174; e-mail: telma.caroca@iapmei.pt, EEN-PORTUGAL@iapmei.pt


Ou aceda a https://www.b2match.eu/expo2015.

 

_______________________________________________________________________________________

Comissão Europeia prepara Estratégia para o Mercado Único Digital

Foi recentemente levada à discussão a Estratégia para o Mercado Único Digital, uma das prioridades para a Comissão Juncker, que visa eliminar obstáculos à economia digital, favorecendo condições para o exercício transfronteiriço da atividade e para a promoção do crescimento e do emprego neste setor no espaço Europeu.

Foram definidas como principais áreas de atuação a melhoria do acesso dos consumidores e das empresas aos produtos e serviços digitais, a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de redes e serviços digitais e a promoção de uma economia e uma sociedade digitais à escala europeia com potencial de crescimento de longo prazo.

Saiba aqui mais informação sobre o Mercado Único Digital


_______________________________________________________________________________________

Publicado novo relatório da UE sobre barreiras ao comércio e ao investimento

A Comissão Europeia apresentou recentemente a quinta edição do Relatório sobre as Barreiras ao Comércio e ao Investimento, referindo que parceiros económicos estratégicos da União Europeia como a Argentina, o Brasil, a China, a Índia, o Japão, a Rússia e os Estados Unidos da América, mantêm ainda uma diversidade de obstáculos, que dificultam significativamente as oportunidades de negócio e de investimento das empresas europeias naqueles países.

Trata-se de um documento atualizado anualmente desde 2011, decorrente da estratégia europeia no domínio do comércio e do investimento internacional, que tem como objetivo a identificação de obstáculos concretos aos negócios das empresas europeias no exterior.

Consulte aqui mais informação sobre este tema:

Relatório sobre Barreiras ao Comércio e Investimento - 5.ª edição

Comunicação da CE 'Comércio, crescimento e questões internacionais'


_______________________________________________________________________________________

Energias renováveis responsáveis por 15% do consumo energético em 2103

De acordo com dados do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia, as energias renováveis representaram em 2013 um peso de 15% no consumo bruto de energia na União Europeia, valor que quase duplicou relativamente ao ano de 2004, onde os registos se situaram nos 8,3%.

Até 2020, a meta a atingir pela União Europeia é de 20% relativamente à quota do consumo energético proveniente de fontes renováveis, tendo cada Estado-Membro o seu próprio objetivo face à Estratégia Europa 2020.

A Bulgária, a Estónia e a Suécia já atingiram o nível necessário para cumprirem as suas metas nacionais para 2020, sendo a Suécia no subindicador específico relativo a combustíveis para transportes a partir de fontes de energia renováveis, o único Estado-Membro que já alcançou o objetivo, com um valor de 16,7% em 2013.

Consulte aqui a informação do Eurostat disponível sobre o tema


_______________________________________________________________________________________

Último relatório da Agência Europeia do Ambiente confirma benefícios decorrentes na política ambiental

Um novo relatório publicado pela Agência Europeia do Ambiente revela que, nos últimos cinco anos, a política ambiental da União Europeia gerou benefícios substanciais aos cidadãos, visíveis na melhoria de indicadores relacionados com a poluição, a qualidade da água, a gestão e reciclagem de resíduos, para além dos contributos gerados ao nível da atividade económica e da criação de emprego no espaço europeu, mas deteta ainda um conjunto de desafios ambientais que deverão ser ultrapassados.

Neste contexto, a Comissão Europeia tem agendado para 2015 um conjunto de iniciativas e um pacote de medidas neste domínio, que inclui a revisão da estratégia de biodiversidade da UE, um plano de atuação para a governação dos oceanos e um pacote alterado de medidas no domínio da qualidade do ar.

Saiba aqui mais informação sobre o tema


_______________________________________________________________________________________

Rotulagem da carne fresca tem novas normas

Entraram em vigor no passado dia 1 de abril novas normas de rotulagem para carne fresca, refrigerada ou congelada, proveniente de ovinos, caprinos, suínos e aves de capoeira.

De acordo com as novas regras, o rótulo do produto deve indicar o país no qual o animal foi criado e abatido. No caso de os animais nascerem e serem criados e abatidos no mesmo país, o rótulo pode indicar simplesmente o país de origem.

Estas regras foram requeridas no âmbito do Regulamento relativo à informação dos consumidores sobre os géneros alimentícios, de 2011, e aprovadas pelos Estados-Membros em dezembro de 2013.

Consulte aqui mais informação sobre o tema