Decorreu no dia 17 de setembro de 2012, no Parlamento Europeu, um workshop para discussão da nova proposta para promoção de produtos oriundos da União Europeia, no qual esteve presente a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
Alguns setores, no seio da União Europeia, têm defendido, nos últimos tempos, a ideia de que para se garantir o melhor resultado europeu possível nas campanhas promocionais, melhorar a visibilidade europeia e contribuir para a construção da imagem europeia se deveria desenvolver um conceito comum, utilizando uma identificação europeia.
Os vários painéis abordaram o uso dos media e das novas tecnologias; a simplificação de procedimentos administrativos e programas mulipaíses; promoção genérica; origem e diversidade europeia; mercados interno e externo.
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, que se fez representar neste workshop pelo seu vice-presidente, dr. Nuno Martins Moniz, defendeu que a nova política de promoção tem de ser flexível. A utilização de um conceito comum, podendo ser uma via de promoção, não deve ser única. Mantém-se o interesse que os produtores ou certas regiões individualmente possam ter na promoção própria dos seus produtos, caso da “marca Açores”, cuja utilização abrangendo vários produtos tem sido uma via que tem vindo a ser seguida.