
O projeto Tur-Improve é um programa de formação/consultoria direcionado a micro e pequenas empresas do setor de turismo e de outros serviços complementares a esta atividade. Pretende apoiar o tecido empresarial nas suas diversas áreas de atuação, contribuir para a melhoria dos serviços prestados, apoiar a inovação, de modo a garantir o crescimento das empresas nos mercados onde atuam e potenciar o seu crescimento.
ENTIDADE PROMOTORA | CCIPD-Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada |
DESTINATÁRIOS | Micro e pequenas empresas do setor de turismo e serviços complementares de S. Miguel e Santa Maria |
ESTRUTURA DE INTERVENÇÂO
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Diagnóstico; Plano de ação; Consultoria na empresa; Workshops; Seminários; Avaliação |
MODELO DE INTERVENÇÃO |
O Projeto a desenvolver poderá contemplar 2 ou 3 ciclos (Planeamento; Gestão e Temático)
(O ciclo do Planeamento é dirigido a 30/40 empresas que participarão no diagnóstico. Destas, serão selecionadas 20 empresas que completarão o Ciclo de Gestão e/ou Temático) |
Ciclo de PLANEAMENTO | |
Objetivo Geral | Diagnosticar e identificar possíveis lacunas ao nível do desempenho organizacional e da capacidade competitiva das empresas. |
Domínios de Intervenção | O diagnóstico incidirá nas seguintes temáticas:
-Gestão estratégica; Gestão administrativo-financeira; Gestão de equipas de trabalho; Marketing e publicidade; Estratégias de internacionalização; qualidade de serviço na hotelaria, restauração e serviços; Proteção ambiental |
Ciclo de GESTÃO | |
Objetivo Geral | Melhorar o desempenho organizacional e a capacidade competitiva das empresas, colmatando falhas anteriormente diagnosticadas |
Domínios de Intervenção | Com o recurso a consultoria/workshops, o projeto irá intervir nas empresas a três níveis:
Competir melhor: melhorar o desempenho das empresas através da adoção de novas ferramentas de gestão e/ou da aquisição de novas competências; Internacionalização: identificar e desenvolver/explorar novos mercados; Empreender: desenvolver uma cultura de intra empreendedorismo, como fator importante de crescimento e de vantagens económicas, quer na criação de novos serviços/produtos ou abertura de uma nova loja. |
Ciclo TEMÁTICO | |
Objetivo Geral | Qualificar os colaboradores das empresas participantes em áreas criticas/relevantes para o desenvolvimento, modernização e reforço da sua competitividade. |
Domínios de Intervenção | Domínios Temáticos a privilegiar:
-Acolhimento e atendimento ao turista, incluindo gestão de reclamações; Controlo de gestão; Marketing e gestão de canais online; Negociação e vendas; Segurança e gestão de riscos; Gestão de aprovisionamento e relação com fornecedores; Comunicação em língua estrangeira; Técnicas específicas de prestação de serviço (ex: serviço de restaurante; serviço de bar; cozinha internacional; produção de doçaria tradicional; serviços de vinhos; atividades de animação turística…)
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DURAÇÃO DO PROJETO (outubro 2017 a julho 2019) | ||||
PLANEAMENTO | GESTÃO | TEMÁTICO | ||
Diagnóstico | Workshops | Consultoria | Consultoria | Formação |
15H/empresa | 60H | 80H/empresa | 20H/empresa | 200H |
PROJETO FINANCIADO:

Caso tenha interesse em efetuar a sua pré-inscrição ou para obter mais informações, favor contatar:
Centro de Formação de Ativos: Joana Sousa – jsousa@ccipd.pt; fomr.ativos@ccipd.pt – Tel: 296 281020; 296 305000