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Ficha do Projeto

O projeto Tur-Improve é um programa de formação/consultoria direcionado a micro e pequenas empresas do setor de turismo e de outros serviços complementares a esta atividade. Pretende apoiar o tecido empresarial nas suas diversas áreas de atuação, contribuir para a melhoria dos serviços prestados, apoiar a inovação, de modo a garantir o crescimento das empresas nos mercados onde atuam e potenciar o seu crescimento.

 

ENTIDADE PROMOTORA CCIPD-Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
DESTINATÁRIOS Micro e pequenas empresas do setor de turismo e serviços complementares de S. Miguel e Santa Maria
ESTRUTURA DE INTERVENÇÂO

 

Diagnóstico; Plano de ação; Consultoria na empresa; Workshops; Seminários; Avaliação
MODELO DE INTERVENÇÃO
O Projeto a desenvolver poderá contemplar 2 ou 3 ciclos (Planeamento; Gestão e Temático)

(O ciclo do Planeamento é dirigido a 30/40 empresas que participarão no diagnóstico. Destas, serão selecionadas 20 empresas que completarão o Ciclo de Gestão e/ou Temático)

Ciclo de PLANEAMENTO
Objetivo Geral Diagnosticar e identificar possíveis lacunas ao nível do desempenho organizacional e da capacidade competitiva das empresas.
Domínios de Intervenção O diagnóstico incidirá nas seguintes temáticas:

-Gestão estratégica; Gestão administrativo-financeira; Gestão de equipas de trabalho; Marketing e publicidade; Estratégias de internacionalização; qualidade de serviço na hotelaria, restauração e serviços; Proteção ambiental

Ciclo de GESTÃO
Objetivo Geral Melhorar o desempenho organizacional e a capacidade competitiva das empresas, colmatando falhas anteriormente diagnosticadas
Domínios de Intervenção Com o recurso a consultoria/workshops, o projeto irá intervir nas empresas a três níveis:

Competir melhor: melhorar o desempenho das empresas através da adoção de novas ferramentas de gestão e/ou da aquisição de novas competências;

Internacionalização: identificar e desenvolver/explorar novos mercados;

Empreender: desenvolver uma cultura de intra empreendedorismo, como fator importante de crescimento e de vantagens económicas, quer na criação de novos serviços/produtos ou abertura de uma nova loja.

Ciclo TEMÁTICO
Objetivo Geral Qualificar os colaboradores das empresas participantes em áreas criticas/relevantes para o desenvolvimento, modernização e reforço da sua competitividade.
Domínios de Intervenção Domínios Temáticos a privilegiar:

-Acolhimento e atendimento ao turista, incluindo gestão de reclamações; Controlo de gestão; Marketing e gestão de canais online; Negociação e vendas; Segurança e gestão de riscos; Gestão de aprovisionamento e relação com fornecedores;

Comunicação em língua estrangeira; Técnicas específicas de prestação de serviço (ex: serviço de restaurante; serviço de bar; cozinha internacional; produção de doçaria tradicional; serviços de vinhos; atividades de animação turística…)

 

DURAÇÃO DO PROJETO (outubro 2017 a julho 2019)
PLANEAMENTO GESTÃO TEMÁTICO
Diagnóstico Workshops Consultoria Consultoria Formação
15H/empresa 60H 80H/empresa 20H/empresa 200H

 

PROJETO FINANCIADO:

 

Caso tenha interesse em efetuar a sua pré-inscrição ou para obter mais informações, favor contatar:

Centro de Formação de Ativos: Joana Sousa – jsousa@ccipd.pt; fomr.ativos@ccipd.pt – Tel: 296 281020; 296 305000

 

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