Decorreu no dia 23 de Abril, no Centro de Formação da Câmara do Comércio, uma Sessão de Debate “NOVAS REALIDADES: INOVAR E REPOSICIONAR A OFERTA AÇORIANA NUM MUNDO EM MUDANÇA”.
Quando regiões ultraperiféricas precisam de refinar produtos e calibrar mercados pode ser demasiado fácil cair no óbvio: investir no turismo de massas; apostar nos mercados escandinavos e norte-americanos. Contudo, destacar atributos como gastronomia ou natureza é cada vez menos diferenciador. Neste debate o objetivo é tentar perceber as ligações aos Açores e mostrar como é possível conceberem-se caminhos únicos e sustentáveis para operadores privados e para a política publica.
Nota sobre o orador:
Sandro Mendonça: Professor do ISCTE Business School e Diretor do curso de economia. É “Fellow” do German Marshall Fund of the United States, é “Visiting Fellow” do SPRU, University of Sussex e em 2012 foi “Visiting Fellow” do King’s College, London. Tem trabalhado em política de inovação e métricas de ciência e tecnologia. Os seus resultados de investigação aparecem nas principais revistas dessas áreas e têm sido citados em vários manuais de referência bem como utilizados por diversas organizações internacionais, entre estas as Nações Unidas, a Comissão Europeia e o Senado dos Estados Unidos. É co-responsável dos esforços que deram origem à Normas Portuguesas 4456 e 4457. Em Portugal é membro Comissão Executiva do OberCom (Observatório da Comunicação) e tem sido consultor do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Ao nível internacional tem sido perito junto de várias instituições da União Europeia e é atualmente Gestor Científico no CYTED – Programa Ibero-Americano em Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. Escreve semanalmente no jornal Expresso digital, coluna “&conomia à 5ª”.