Sistema de Gestão Ambiental nas PME´s
ECOMAC é um projeto que nasce para a melhoria da gestão das empresas da Região Macaronésia. Neste projeto participa a Federación Provincial de la Pequeña y Mediana Empresa del Metal y Nuevas Tecnologias de Las Palmas (FEMEPA) como parceiro canário e chefe de fila do mesmo. Além disso, conta com os parceiros Associação Comercial e Indústria do Funchal (Madeira) e Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (Açores).
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) permite a uma organização alcançar e manter um funcionamento de acordo com os objetivos que se estabeleceram, e dar uma resposta eficaz às mudanças das pressões regulamentares, sociais, financeiras e competitivas, assim como os riscos ambientais. São várias as Normas de reconhecimento internacional nas quais se pode basear um SGA, sendo as mais conhecidas a Norma ISO 14001 e o Regulamento (CE) EMAS.
Mas algumas empresas deparam-se com problemas no momento de implementar os requisitos destas normas, sobretudo as de menor dimensão. Nestes casos, a implementação de um SGA com base em alguns requisitos mais limitados e específicos permite às organizações obter benefícios ambientais e, também não menos importantes, um canal de conformidade com os requisitos ambientais legais aplicáveis à organização. Este é o problema que afeta as pequenas empresas da região da Macaronésia (Madeira, Açores e Canárias), sendo o objetivo deste projeto fornecer um SGA adaptado a essas empresas
Objetivos do Projeto ECOMAC
Objetivo geral
Melhoria da gestão ambiental das empresas participantes através da implementação dum Sistema de Gestão Ambiental.
Objetivos específicos
– Implementação de sistemas de gestão ambiental em empresas da Região da Macaronésia;
– Ações de cooperação para incentivar o uso racional e a eficiência dos recursos energéticos;
– Sensibilização, em matéria ambiental, das empresas do setor de atividade implicado;
– Melhoria da imagem das empresas.
No âmbito do presente projeto foram elaborados um Estudo sobre a Melhoria da Eficiência Ambiental das PME´s e um Manual de Boas Práticas.
O Estudo é composto por um diagnóstico da eficiência ambiental nos setores da indústria, restauração e hotelaria, com especial relevo nas atividades de serralharia, oficinas, fabricação de elementos em alumínio e comercialização de equipamento informático e energias renováveis, e por um conjunto de propostas de melhoria da mencionada eficiência em termos transversais às diversas atividades e específica área a área.
O Manual inclui guias setoriais como documentos técnicos de aplicação simples aos diversos setores, acima referidos, e uma check-list com as obrigações ambientais que as empresas devem cumprir.