Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada

  • Início
  • Mensagem da Direção
  • Agenda
  • Serviços
    • Bolsa de Emprego
      • Inscrição Online
      • Consultar lista de inscritos
      • Ofertas de Emprego
    • Gabinete Jurídico
    • Gabinete Económico
    • Enterprise Europe Network
    • Formação Profissional (de Ativos)
    • Gabinete da Qualidade
    • Feiras e Relações Externas
    • Inovação, Empreendedorismo e Proj.
    • Gabinete de Apoio ao Associado
    • Gabinete de Comunicação e Marketing
  • Projetos Especiais
    • Ambiente
    • Internacionalização
    • Orienta Empresas
    • Tur_Improve
    • FSE
    • Outros Projetos
  • Escola Profissional
  • CCIA
    • Projetos Cofinanciados
      • PO Açores 2020
      • MAC
    • Fórum CCIA
  • Legislação
    • Legislação 2020
    • Legislação 2019
    • Legislação 2018
    • Legislação 2017
    • Legislação 2016
    • Legislação 2015
    • Legislação até 2014
  • Publicações / Vídeos
    • Vídeos/Outros
    • Boletim Informativo
    • Newsletters
    • Outras Publicações
  • FAQs
    • Geral
    • Incentivos ao investimento
    • Económico
    • Jurídico
    • Formação profissional para ativos
    • Escola Profissional
    • Higiene e segurança alimentar
    • Apoio ao empreendedorismo
    • Assuntos Europeus
    • Feiras e exposições
    • Bolsa de Emprego
    • Links Úteis
  • SGQ | CCIPD



Medidas de Apoio

 


Comunicados CCIPD / CCIA

 


Lista de Parcerias

 




Atividades dos Associados




Newsletter Eletrónica




Projetos Especiais

PT | EN
Ser Associado
Sugestões
Contatos
Quem somos
Iniciar sessão
NOTA DE IMPRENSA – INQUÉRITO À RESTAURAÇÃO
2020-05-5

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada/Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria realizou recentemente um inquérito aos estabelecimentos de restauração, com o objetivo de aferir, pelas respostas das empresas, o impacto da pandemia (COVID – 19) na atividade das empresas neste setor.

O inquérito foi lançado junto de cerca de 150 associados entre os dias 22 e 26 de abril de 2020 nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria, tendo sido recebidas 85 respostas.

O inquérito incidiu sobre vários aspetos: Número de trabalhadores ao serviço e organização da empresa; Impacto económico na empresa e perspetiva futura de vendas; Linhas de apoio utilizadas; Origem histórica dos Clientes; Recurso ao takeaway / entrega ao domicílio e; Sugestões dos empresários.

Da análise dos resultados, neste universo, àquela data, apura-se que:

 

Número de trabalhadores ao serviço e organização da empresa

  • das empresas que responderam, 97% são de S. Miguel e 7% de Stª Maria, sendo que, por concelho, Ponta Delgada representa 50%, a Ribeira Grande 14%, a Povoação 10%, Lagoa e Vila Franca 7% e Nordeste quase 5%.
  • Por emprego, mais de 50% tinha até 9 trabalhadores e cerca de 17% de 10 a 20.
  • A maioria dos inquiridos (45%) exercem só a atividade de restauração, sendo 17% restaurante em hotel e 17% restaurantes em café.
  • 76% dos restaurantes não implementou takeaway por não ser apelativo.
  • Apenas 15% dos restaurantes aderiu a plataformas de entrega de encomenda de refeições, sendo a razão para a não adesão a pouca atratividade ou a inexistência do serviço no concelho.

 

Impacto económico na empresa e perspetiva futura de vendas / linhas de apoio utilizadas

  • 76% das empresas inquiridas estavam totalmente encerradas e as restantes parcialmente encerradas.
  • Para 81% das empresas a quebra de vendas situou-se entre os 51 e os 99%, com 14% a não registar qualquer receita.
  • A perspetiva de retoma foi de 2021 para 65,5% dos inquiridos, julho/agosto para 9,5%, outono/inverno para 9,5% e 2022 para cerca de 5%.
  • 94% dos inquiridos recorreu a medidas de apoio, principalmente o lay-off.

 

Origem dos Clientes Antes e Depois da Pandemia

  • Para mais de 50% das empresas os locais, da ilha, representam menos de 39% das vendas, sendo que só em 6% dos casos representam mais de 80%.
  • Antes da pandemia, as receitas de clientes externos à ilha, representavam mais de 60% do total para 46% dos estabelecimentos.
  • Quanto à origem dos clientes, 60% indica que mais de 40% são estrangeiros.
  • Os continentais e madeirenses representam até 39% dos clientes para quase 50% dos restaurantes.
  • Os açorianos representam até 39% dos clientes para cerca de 50% das empresas.
  • Depois da pandemia a expetativa de 52% dos inquiridos é de que os clientes externos representarão menos de 20%, sendo que 7% acham que será de 80 a 100%.

 

Sugestões dos Inquiridos

As cinco principais sugestões de medidas:

  • Continuação de todas as medidas em vigor, principalmente do Lay-off, enquanto se mantiver os efeitos da pandemia.
  • Redução de outros custos que não salariais: rendas, energia, água etc.
  • Isenção/perdão/redução de diversos impostos.
  • Apoio à tesouraria a fundo perdido.
  • A entrega rápida dos apoios solicitados. Necessidade de apoios a fundo perdido e não de endividamento.

Outras achegas frequentes foram:

  • As cercas tiveram um impacto muito negativo nas vendas.
  • Se todos os apoios forem baseados em linhas de crédito a pagar “suavemente” ao longo dos próximos anos, quando a economia retomar, não haverá microempresas e iniciativa empresarial, porque financeiramente, estaremos todos arruinados.
  • Vivemos do turismo, se continuarmos com aeroportos fechados vamos ter muita dificuldade.
  • Sou tremendamente pessimista quanto ao futuro. Como vai ser possível garantir os empregos até final do ano? O que será dos colaboradores que tenho?
  • A retoma do sector da restauração será longa. Estimo encerramento de todos os espaços com capacidade baixa de ocupação. É preferível encerrar a atividade do que continuar a aumentar passivos. O horizonte apresenta dificuldades sem precedentes.

 

Em Síntese:

  • A pandemia provocou alguns, pequenos, acertos na forma de prestação de serviços de restauração, mas o seu impacto foi elevadíssimo levando ao encerramento total ou parcial de 93% dos estabelecimentos;
  • A generalidade dos restaurantes recorreu ao mecanismo do Lay-off;
  • A generalidade dos restaurantes depende maioritariamente de clientes do exterior da ilha, particularmente continentais e estrangeiros;
  • As perspetivas para a retoma da atividade são pessimistas com muitos empresários a apontar a retoma apenas para 2021.

A Comissão Especializada da Restauração, da CCIPD, reúne esta quinta feira, pelas 17:30h para discutir a situação do setor e analisar os resultados do inquérito.

O relatório do inquérito, com gráficos, está disponível no sítio da CCIPD.

  • Print
  • email
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Live
  • RSS
Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada EDET Profeiras EEN APCER
2021 Copyright © Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
Contacto
Mapa do site
Política de privacidade
Termos de utilização