Teve lugar no dia 28 de fevereiro, na sede da CCIPD, a entrega de diplomas aos participantes da ação denominada Roteiro Gastronómico Marca Açores, que decorreu em novembro e dezembro, envolvendo os restaurantes de S. Miguel já detentores da marca: Alcides, Koi (do Hotel Azoris), Taberna Açor, Paladares da Quinta e Anfiteatro. Cada um destes restaurantes durante uma semana proporcionou menus específicos ‘marca Açores’, dando ênfase aos produtos locais. Esta atividade teve como alvo os turistas e a população em geral. Baseado nos dados recolhidos teve impactos positivos nos estabelecimentos aderentes.
Nesta sessão foram apresentadas as duas outras ações relativas ao projeto Mercado Açores e que são:
– Atividade prevista para Santa Maria, com a realização de um workshop de preparação, com o apoio da Escola Hoteleira, com a participação de 3 restaurantes, culminando com um jantar temático de Santa Maria, criando momentos de degustação dos produtos marienses, a ter lugar a 4 de março.
No final do mês de março, nos dias 26, 27 e 28, terá lugar o roteiro gastronómico em Santa Maria, devendo os restaurantes participantes oferecer um menu ‘Santa Maria’. Esta atividade tem ainda como objetivo, dinamizar a restauração Mariense, incentivando a utilização de produtos locais e a preparação dos restaurantes participantes para aderirem à marca Açores.
– A outra atividade denominada Quinzena Gastronómica “Sabores Certificados pela Natureza (“Flavours – Certified by Nature”)”, decorrerá em S. Miguel e Santa Maria, pretendendo-se dar início a uma estratégia de referência gastronómica que contribua para uma nova dinâmica e reconhecimento da qualidade dos produtos regionais.
Esta atividade, dentro da estratégia delineada pelo ‘Mercado Açores’, permitirá um novo posicionamento da restauração com especialidades gastronómicas, das produções locais e se aposte na sua utilização, com primazia para os produtos marca Açores, potenciando assim a marca e associando-se a região a sabores locais específicos, iniciando um necessário processo da criação de uma identidade gastronómica única.
O Mercado Açores é uma iniciativa da Vice-presidência do Governo dos Açores, através da SDEA, e em parceria com as Câmaras do Comércio e financiada pelo PO Açores 2020, que tem como objetivo principal capacitar as empresas regionais para aumentar a sua competitividade e contribuir para a utilização de produtos locais, em especial os detentores da marca Açores.
Fotos da Sessão: