Comunicado
Política de rendimentos para 2023 – acordos alcançados
Num contexto de grande incerteza, de exigência e de alta inflação, como o que vivemos e se perspetiva continue no ano em curso, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada/Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria (CCIPD) deu especial atenção no início de 2023 à contratação coletiva de trabalho, pela sua relevância e papel na gestão dos recursos humanos e no seu impacto na saúde financeira das empresas, mas também, e muito em especial, na valorização dos rendimentos dos trabalhadores.
Embora sendo 2023 um ano desafiante para as empresas, que se confrontam com especiais desafios decorrentes de aumento de custos de funcionamento a diversos níveis, foi possível a CCIPD ter já encerrado o processo negocial em 13 convenções coletivas de trabalho (CCT), abrangendo várias áreas de atividade e diversos sindicatos. Apenas um CCT ainda se encontra em negociação.
O processo negocial dos diversos CCTs, que decorreu em diálogo e concertação com os sindicatos, traduziu-se em compromissos e consensos, que permitiram alcançar acordos de que resultaram a valorização salarial dos trabalhadores, em termos gerais, acima do referencial estabelecido no acordo de concertação nacional e também em valores superiores à inflação esperada para o corrente ano.
A política da CCIPD nesta matéria traduz o reconhecimento do papel da responsabilidade social das empresas, que querem e estão a contribuir para a melhoria das condições de trabalho, da valorização profissional e das remunerações dos seus trabalhadores, mesmo num quadro adverso para a generalidade das atividades empresariais.
Ponta Delgada, 30 de março de 2023