C O M U N I C A D O
A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, na sua reunião do dia 14 de dezembro, procedeu à análise de vários assuntos de interesse para a atividade empresarial, entendendo destacar dois aspetos relacionados com decisões públicas e o seu impacto na atividade económica e que são:
- Encerramento de ruas: Corrida de S. Silvestre
A decisão camarária de encerrar ao trânsito as principais artérias do centro histórico de Ponta Delgada a partir das 17 horas, do dia 16, devido à realização da Corrida de S. Silvestre tem um significativo impacto negativo nos estabelecimentos comerciais localizados nesta zona da cidade, principalmente por ter lugar na quadra natalícia, que é a mais importante época de vendas para o comércio.
Por tal facto, esta Câmara já solicitou à autarquia de Ponta Delgada a alteração desta decisão, defendendo que o encerramento das ruas só deve acontecer após as 19 horas daquele dia.
Para as edições futuras desta iniciativa, esta Câmara considera que a mesma, caso continue a ter lugar no centro da cidade, só deverá ocorrer em horário que não perturbe o normal funcionamento da atividade económica localizada na referida zona. Em alternativa, deve ser equacionada a sua realização abrangendo outras artérias, que não tenham atividade comercial.
- Tolerâncias de ponto
A administração regional e local concedem tolerâncias de ponto que abrangem serviços em infraestruturas públicas, mas que têm uma interligação significativa com as atividades empresariais privadas.
Esta Câmara entende, por isso, dever chamar a atenção para que as decisões públicas sobre tolerâncias de ponto devem ser ponderadas e terem sempre em consideração os impactos que as mesmas vão ter nas atividades privadas. Neste âmbito, destacam-se, a título de exemplos importantes, os matadouros, os portos, as lotas…
Ponta Delgada, 15 de dezembro de 2017
a Direção