A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria), na sua primeira reunião, na sequência das recentes eleições e da tomada de posse dos órgãos associativos para o período 2016/2019, procedeu à distribuição de pelouros entre os seus membros e definiu as orientações a seguir neste mandato.
A Direção fez também uma análise de vários assuntos de interesse para a atividade empresarial, destacando-se os seguintes:
1. Congratulação com os resultados globais da recente visita aos Açores do Primeiro-ministro, Dr. António Costa, designadamente com a forma como decorreu a reunião então havida com a Direção da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.
Aguarda-se que os assuntos apresentados se venham a traduzir em resultados concretos.
2. Reiterada a preocupação com a greve da estiva no porto de Lisboa, face aos prejuízos já muito consideráveis que a mesma tem acarretado para a economia regional. Apesar da fixação de serviços mínimos e da forma como estes estão a ser cumpridos verifica-se a existência de quantidade de carga significativa em espera de e para o porto de Lisboa,
Esta preocupação é acrescida pelo facto de não se perspetivar uma solução rápida para o fim desta greve, traduzindo-se o seu eventual prolongamento em danos muito significativos e irrecuperáveis para as empresas.
3. Congratulação com a evolução verificada no número de passageiros desembarcados por via aérea no passado mês de abril, que evidencia, em termos globais, um crescimento acentuado relativamente ao mesmo mês em 2015. É de salientar que já se tinha verificado um crescimento exponencial relativamente a 2014, no que se refere a S. Miguel.
Todos os indicadores começam a evidenciar uma tendência sustentável do crescimento do turismo em S. Miguel.
4. Considerada positiva a instalação em Ponta Delgada de delegações de sociedades de garantia mútua, esperando-se que agora, com um melhor conhecimento da realidade do tecido empresarial regional, passem a ter uma maior atenção na sua atuação junto das empresas locais.
5. Congratulação com a forma como decorreu a Feira Lar Campo e Mar, tendo designadamente em consideração a avaliação globalmente positiva por parte dos expositores e uma adesão significativa de visitantes, na ordem dos 30 mil.
Ponta Delgada, 06 de maio de 2016
a Direção