A Direção da CCIPD congratula-se com os resultados das estatísticas do turismo, ontem divulgados, relativos a 2015.
Os números evidenciam que os Açores tiveram um expressivo crescimento nas dormidas, que foi de 19,6%, em relação a 2014, quer ao nível dos residentes em Portugal (35,4%), quer dos residentes no estrangeiro (10,2%). Todas as regiões do país registaram aumento global ao nível das dormidas, mas os Açores foram a região que registou o maior acréscimo.
O turismo conheceu um crescimento generalizado na Região, em 2015, com exceção de duas ilhas que registaram um decréscimo no número de dormidas e que foram: Santa Maria (-2,1%) e Graciosa (-2,5%). No que se refere a S. Miguel verificou-se um crescimento de 23,7%, acima da média regional, tendo concentrado 71,3% do total das dormidas da Região.
Também a nível dos proveitos financeiros nos estabelecimentos hoteleiros, de janeiro a dezembro de 2015, registaram uma variação homóloga positiva de 21,7%, relativamente ao período homólogo de 2014.
Estes resultados evidenciam a importância que teve a alteração do modelo de transporte aéreo com o exterior e, em especial, no caso de S. Miguel com a liberalização do mercado, que justifica, em grande medida, a evolução verificada em 2015 e que está em consonância com as estatísticas do movimento aéreo de passageiros nos aeroportos das diferentes ilhas.
O resultado verificado em Santa Maria é preocupante, importando analisar, em detalhe, o porquê da redução registada em 2015, sendo imperativo delinear medidas que revertam esta situação.
O sucesso deste setor em 2015 justifica redobrada atenção às necessidades de melhoria em infraestruturas de apoio e de formação nas suas diversas áreas de prestação de serviços associados ao turismo.
Ponta Delgada,
18.02.16