A direção da CCIPD congratula-se com o resultado da análise das estatísticas finais do movimento aéreo de passageiros nos Açores, durante o ano de 2015.
Fechadas as contas, conclui-se que todas as ilhas registaram aumentos de tráfego. No global foram movimentados 2.313.869, mais cerca de 20% que no ano anterior, estabelecendo-se um novo recorde. Excluindo trânsitos, a Região cresce cerca de 21% no tráfego global, 39% no territorial (com o continente), 13% no inter-ilhas e 1,2% no internacional.
O crescimento em S. Miguel foi ainda mais extraordinário. Excluindo os trânsitos, o movimento cresce 31% no global, 59% no territorial, 15% no inter-ilhas e 2% no internacional.
Analisadas as causas deste fenómeno, é consensual a atribuição deste efeito à liberalização do mercado de S. Miguel e à alteração do modelo de acessibilidades aéreas, em geral, uma política que a CCIPD reivindicava há vários anos.
Se a atividade de transporte aéreo de passageiros é importante por si mesma, realça-se, no entanto, o efeito que este desenvolvimento tem tido na qualidade de vida das populações e, sobretudo, no turismo, setor onde está já perspetivado o estabelecimento de novo recorde. Aguardam-se as estatísticas de novembro e dezembro para fazer um balanço final neste setor.
O desempenho da atividade de transporte aéreo de passageiros ao longo de 2015 e as boas perspetivas para o ano de 2016 constituem indicadores positivos para várias áreas de atividade importantes para a economia dos Açores em geral e para a criação de empregos em particular.
A Direção considerou da maior importância as lições que podem ser retiradas da alteração da política aérea para o que pode ser feito em outras áreas da maior importância para a vitalidade da economia dos Açores.
Ponta Delgada, 08 de janeiro de 2016