A Direção da CCIPD tem acompanhado de perto a evolução da situação do sistema financeiro nos Açores e, em particular, a evolução das instituições que apresentavam maiores dificuldades, o BES e o BANIF, por entender que o bom funcionamento do sistema financeiro é um fator importante no contributo para a competitividade das empresas.
A Direção compreende mas lamenta o desfecho agora verificado, que levou à resolução do BANIF, decisão que acarreta prejuízos diversos, uma vez que pode gerar problemas para muitas empresas regionais que têm situações complexas em resolução com o Banco, bem como provocará prejuízos às que arriscaram verbas consideráveis na subscrição de ações daquela instituição aquando do último aumento de capital há menos de um ano.
Aguarda a Direção que sejam esclarecidos todos os detalhes desta operação para se perceber o seu total impacto nas empresas regionais.
Lamenta ainda a Direção da CCIPD que não se tenha optado por uma solução que recriasse uma banca de vocação regional, onde pontuava o BCA, que muitos e bons serviços prestou ao tecido empresarial açoriano.
A Direção faz votos para que a transição para a nova instituição se processe de forma célere, para que volte a normalidade ao funcionamento do sistema financeiro nos Açores, reiterando que continua a achar pertinente que se evolua para uma solução para o sistema que tenha por base uma banca de proximidade a nível regional.
Ponta Delgada, 21 de dezembro de 2015