A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada analisou, na sua reunião do dia 9 de janeiro de 2014, um conjunto de assuntos de interesse para a atividade empresarial, dos quais se salientam os seguintes:
- Considerada positiva a forma como decorreu a campanha de Natal de dinamização do comércio tradicional nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria, quer em termos de adesão por parte das empresas, mais 47,5% do que em 2012, quer em termos do volume de senhas distribuídas aos consumidores, que mais do que duplicou em relação ao ano anterior, situando-se em cerca de 88.000, que correspondem a frações de 20€ em compras.
- Foi feito o balanço à iniciativa promovida por um grupo de empresários, que contou com o apoio da Câmara do Comércio e da Câmara Municipal, relativamente ao fogo-de-artifício, que teve lugar em Ponta Delgada na passagem de ano.
- Mantendo-se os pressupostos que estiveram na base do apoio a esta iniciativa, ou seja criação de um fator de dinamização da atividade económica, designadamente na área do turismo, e à forma positiva como decorreu, foi considerado indispensável dar continuidade à mesma, de forma a criar-se um evento âncora na considerada época baixa em S. Miguel.
- A questão do financiamento da economia continua a revelar-se uma questão central para as empresas, mantendo-se dificuldades no acesso e no preço do crédito. É, por conseguinte, muito importante a existência de medidas públicas que contribuam para melhorar o financiamento para investimento e para tesouraria.
- As linhas de crédito criadas pelo Governo Regional têm tido um impacto muito positivo para as empresas. Continuam, no entanto, a verificar-se decisões políticas, que encontram muita dificuldade em materializar-se junto das instituições de crédito, como é o caso do aumento do período de carência, estabelecido pelo Governo Regional, situação que deve ser ultrapassada.
- Decidido realizar o Inquérito à Atividade Empresarial 2013 e perspetivas para 2014, à semelhança do que tem sido feito em anos anteriores, enquanto instrumento importante para conhecer mais detalhadamente um conjunto de aspetos relativos à atividade das empresas no ano recentemente terminado, bem como avaliar o que perspetivam para o corrente ano.
Decidido realizar brevemente uma reunião com o setor do comércio, com o objetivo de se proceder a uma avaliação mais exaustiva da campanha e, essencialmente, refletir e preparar as iniciativas a desenvolver em termos de promoção e dinamização do comércio tradicional a desenvolver em 2014.
Foi decidido dar início, com brevidade, à preparação do evento do corrente ano, congregando os interessados na sua efetivação, para que possa ser atempadamente divulgado e poder também ser incluído pelos agentes do setor do turismo nas suas ofertas promocionais de S. Miguel no exterior. Pretende-se que este evento constitua também um fator de dinamização na vertente interna, nomeadamente ao nível da restauração, através da criação de uma oferta direcionada sobretudo para turistas.
Encerrou no final de dezembro de 2013 a apresentação de candidaturas à Linha de Crédito Açores Investe II. A procura elevada, sinal da adequação da medida, deve justificar o reforço da medida.