2012-08-16
A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada na sua reunião de hoje analisou diversas questões da atualidade, com destaque para as seguintes:
- Foram analisadas as estatísticas do turismo, recentemente divulgadas. Reforça-se o diagnóstico que tem vindo a ser feito e que recomenda uma reapreciação profunda da política deste setor que pode necessitar de uma intervenção especial, como atividade exportadora, dada a continuada crise em que se encontra há já cerca de 5 anos. Com efeito, o turismo nunca experimentou um ano bom desde que se atingiu o pico da oferta hoteleira de 2007. Foram sublinhadas, pela sua pertinência, as recomendações feitas no Fórum 2012 da CCIA, a este propósito.
- Foram analisadas as estatísticas do desemprego divulgadas hoje, e constatada a grave situação que se vive com o continuado recuo para níveis de emprego de 2003, com cerca de 19.000 desempregados estimados, o nível mais elevado desde que existem estatísticas publicadas. O problema é particularmente acentuado no caso da construção civil, setor que está reduzido a cerca de 7.700 trabalhadores, depois de, em 2007, ter atingido os cerca de 18.300 ativos. É necessário recuar à década de 1980 para se identificar um registo tão baixo de emprego neste setor. Igualmente preocupante é o arrastamento que a construção civil faz ao setor da indústria que recua para níveis de emprego que nos remetem para anos do século passado. O emprego no comércio recua, também, cerca de uma década, como corolário do que se passa nos restantes setores. Só a agricultura, a educação e a saúde apresentam resultados positivos recentes, evidenciando uma enorme fragilidade da economia dos Açores e uma dependência quase total das atividades baseadas em financiamentos públicos. A CCIPD reitera as sucessivas recomendações que tem feito, sublinhadas pelo Fórum 2012 da CCIA, no sentido de se utilizar de forma diferente os recursos públicos ainda disponíveis.
- Foi analisado o andamento do projeto “Ponta Delgada – Cidade Com Vida”, iniciativa desenvolvida com o objetivo de dinamizar o comércio do centro histórico, que determina a abertura dos estabelecimentos do comércio e da restauração na tarde do primeiro sábado de cada mês. Esta atividade será retomada no dia 1 de setembro. Tendo previstas várias iniciativas que se intensificarão até ao período de Natal e se estenderão a todos os concelhos de S. Miguel e Sta. Maria.
Ponta Delgada, 14 de agosto de 2012