Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada

  • Início
  • Mensagem da Direção
  • Agenda
  • Serviços
    • Bolsa de Emprego
      • Inscrição Online
      • Ofertas de Emprego
      • Procura de Emprego
    • Gabinete Jurídico
    • Gabinete Económico
    • EDET
    • Enterprise Europe Network
    • Formação Profissional (de Ativos)
    • Gabinete da Qualidade
    • Feiras e Relações Externas
    • Inovação, Empreendedorismo e Proj.
  • Projetos Especiais
    • Ambiente
    • Internacionalização
    • Orienta Empresas
    • Tur_Improve
    • Outros Projetos
  • Escola Profissional
  • CCIA
    • Projetos Cofinanciados
      • PO Açores 2020
      • MAC
    • Fórum CCIA
  • Legislação
    • Legislação 2019
    • Legislação 2018
    • Legislação 2017
    • Legislação 2016
    • Legislação 2015
    • Legislação até 2014
  • Publicações / Vídeos
    • Vídeos/Outros
    • Boletim Informativo
    • Newsletters
    • Outras Publicações
  • FAQs
    • Geral
    • Incentivos ao investimento
    • Económico
    • Jurídico
    • Formação profissional para ativos
    • Escola Profissional
    • Higiene e segurança alimentar
    • Apoio ao empreendedorismo
    • Assuntos Europeus
    • Feiras e exposições
    • Bolsa de Emprego
    • Links Úteis



Lista de Parcerias

 


Ambiente




Newsletter Eletrónica




Política da Qualidade




Projetos Especiais

PT | EN
Ser Associado
Sugestões
Contatos
Quem somos
Iniciar sessão
Como estabelecer o preço de exportação dos seus produtos
2016-10-14

cabecalho

 

Vários parâmetros têm de ser levados em conta ao estabelecer o seu preço de venda para exportação. A lista indicativa abaixo deverá ajudá-lo a evitar os erros mais comuns.

 

Determinando o seu preço de custo de exportação

  1. O preço de custo de exportação depende inicialmente do mercado que pretende abordar. Na verdade, a escolha do mercado e a forma como você deseja entrar nesse mercado (venda direta, agente, distribuidor, etc.) vai depender de uma série de fatores, tais como restrições regulamentares e / ou limitações de natureza prática, que podem ter impacto sobre o seu custo de exportação.
  2. Será que o seu produto necessita de adaptação técnica e / ou cultural para o mercado-alvo? Muitos países estabeleceram normas técnicas e requisitos de certificação que são diferentes do nosso. Adaptar os seus produtos às normas estrangeiras pode ser um negócio demorado e caro. Você também precisa de proteger a sua marca ou registar uma patente no país em questão?
  3. Peças de substituição e serviço pós-venda são necessários para os seus produtos? Se sim, então você deve ter em consideração os custos de gestão que esta manutenção técnica implica.
  4. Você precisa de traduzir rótulos, manuais técnicos etc., para a língua do país de destino? Os regulamentos locais podem exigir uma rotulagem especial. Uma tradução para o Inglês raramente é suficiente.
  5. A embalagem deve ser adaptada ao modo de transporte utilizado (aéreo, marítimo, rodoviário, etc.), o que pode resultar em custos adicionais.
  6. Você é responsável pelos custos de transporte e seguro? Os Incoterms devem ser negociados com o cliente para determinar quem é responsável por esses custos. Estes termos definem também a transferência do risco e são um conceito fundamental no comércio internacional, portanto, as equipas de exportação precisam tê-los em consciência o tempo todo.
  7. Todas as exportações exigem formalidades aduaneiras. Você deve, portanto, lembrar-se de incluir o custo de um despachante aduaneiro.

NB: Alguns documentos necessários para o desalfandegamento no destino podem ser muito dispendiosos, por exemplo, documentos assinados por consulados no estrangeiro, certificados de inspeção, etc.

  1. Os meios de pagamento utilizados nos procedimentos de exportação (em especial o uso de créditos documentários) podem dar origem a encargos bancários. Os prazos de pagamento podem ser longos em alguns países.
  2. Se você receber em moeda estrangeira, tenha em conta as flutuações da taxa de câmbio, que pode ter um impacto sobre a sua margem.

Em princípio, tendo em conta todas as considerações acima deve proporcionar-lhe o preço de custo de exportação, à saída da fábrica (EX-works) se for o caso, dependendo do Incoterm negociado.

 

Qual a margem que deve aplicar?

A margem a ser aplicada depende do mercado alvo. Na verdade, o preço de venda final deve ser “aceitável” para o país em questão, e vários fatores podem afetar a forma como este preço será determinado.

  1. Pode ser necessário realizar uma pesquisa de mercado para descobrir quais os preços aplicados no país, qual a concorrência potencial e os melhores métodos de distribuição a usar e ajustar a sua margem em conformidade.
  2. Mesmo que você tenha vendido com base num Incoterm FCA “suas instalações” (frete e seguro a cargo do comprador), pode valer a pena descobrir quais os custos de frete e de seguro até ao armazém do seu cliente.
  3. Está o seu produto sujeito a direitos aduaneiros e impostos no destino? Se assim for, quanto é esse custo? Esses custos terão de ser suportados pelo seu cliente.

Por outras palavras, o montante dos direitos aduaneiros pode variar de acordo com a origem dos produtos. A UE assinou acordos preferenciais com um número de países terceiros. Estes acordos são usados para limitar (ou eliminar) os direitos aduaneiros cobrados quando as mercadorias são classificadas como produtos de origem preferencial da UE no âmbito do acordo em causa.

Pode encontrar o montante dos direitos aduaneiros e de impostos no destino na base de dados europeia de acesso aos mercados: http://madb.europa.eu/


Exoneração de responsabilidade: GREX / Enterprise Europe Network esforça-se por fornecer informações precisas e atualizadas e, sempre que possível, irá corrigir quaisquer erros relatados. No entanto, Grex / Enterprise Europe Network não pode, de modo algum, ser considerada responsável pelo uso e interpretação da informação contida neste artigo, que não se destina a fornecer aconselhamento personalizado que exigiria um estudo e análise de casos particulares.

Este documento editado pelo parceiro da rede Chambre de Commerce et d’Industrie de Grenoble foi traduzido com o propósito de compartilhar documentos de qualidade no seio da rede Enterprise Europe Network. Este artigo foi selecionado pela EACI na sequência de uma “call” interna da Rede publicada a 25 de Setembro de 2012.

Reprodução autorizada, desde que a fonte seja citada, salvo quando especificado em contrário. Quando uma autorização prévia tiver de ser obtida para a reprodução ou utilização de informação textual ou multimédia (som, imagens, software, etc.), essa autorização anulará a autorização geral atrás mencionada e indicará claramente as restrições ao uso.

Nem a EACI nem a Comissão Europeia nem qualquer pessoa agindo em seu nome pode ser responsabilizada pelo conteúdo e pela sua utilização ou por quaisquer erros que, apesar de uma preparação cuidadosa e verificação, possam ter ocorrido.

Autor: Chambre de Commerce et d’Industrie de Grenoble | Tradução do Inglês: Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada

ccipd_peqlogo_een_ce_pequeno

  • Print
  • email
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Live
  • RSS
Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada EDET Profeiras EEN APCER
2019 Copyright © Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
Contacto
Mapa do site
Política de privacidade
Termos de utilização