Atividades executadas:
- Formação (Barcelona e Madeira) 2017 – Maio de 2017, Junho de 2017 e Novembro de 2017;
- Apresentação do Cluster do Ananás de São Miguel – 19 de Setembro 2018; – Reportagem RTP-Açores
- Apresentação do Cluster do Turismo do Vale das Furnas – 21 de Setembro 2018;
- Reunião de Sócios do projeto – 21 de Setembro 2018
- Workshop Clustering 2018 – 19/20 Dezembro 2018 : 1 – 2
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O Projeto
CLUSTERING – COOPERAÇÃO INTERCLUSTER PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO E INOVAÇÃO DAS PMES DA MACARONÉSIA.
Tendo como premissas a visão e as prioridades estratégicas do RIS3 Açores, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada está a desenvolver um projeto que apoia a constituição de Clusters (Grupo de entidades localizadas numa área geográfica específica, que cooperam de forma direta ou indireta). A CCIPD é parceira do projeto CLUSTERING – Projeto de Cooperação Intercluster para a Internacionalização e Inovação das Empresas da Macaronésia, com entidades da Madeira e das Canárias, cofinanciado pelo Interreg MAC, que tem, além de outros, por objetivo analisar o potencial da criação de clusters regionais, através da utilização de ferramentas e meios que possam contribuir para o seu desenvolvimento, afirmação e com consequentes impactos positivos na economia dos Açores.
Considerando o peso do setor agroalimentar na economia regional e a inexistência de experiências prévias de exploração do potencial de clusters, quer formais ou naturais, para uma iniciativa piloto, a CCIPD escolheu a produção de ananás e todos os processos inerentes até ao consumidor final, por se tratar de uma produção específica e simbólica. Este setor constitui uma oportunidade de formalmente se desenvolver e implementar políticas de clusterização, que agreguem os atuais produtores, fomentem a cooperação interempresa, incentivem uma maior proximidade entre os centros de conhecimento, I&D e os beneficiários desse conhecimento e dos resultados, ao mesmo tempo permita integrar novos “players” que acrescentem valor a este importante setor produtivo.
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Cluster do Ananás de S. Miguel
A constituição de clusters tem constituído inúmeros casos de sucesso tanto em Portugal como em todo o mundo, não sendo os Açores exceção, aposta-se em sectores específicos e para os quais foram detetadas vantagens competitivas e potencial de desenvolvimento através da clusterização.
Analisando o potencial e a necessária massa crítica para a formalização de um cluster, a produção de ananás e demais stakeholders, a congregação de esforços e com uma estratégia arrojada, poderá constituir-se como o primeiro cluster formal nos Açores.
A constituição de um cluster que agregue todos os intervenientes deverá contribuir para melhorar a atual situação produtiva e acrescentar valor ao ananás, como fruto único e diferenciado, com potencial de a alcançar mercados alternativos, direcionando a produção em função das necessidades atuais e futuras do mercado atual.
Missão:
Maximizar uma produção emblemática dos Açores aumentando o seu valor, assegurando uma produção constante ao longo do ano, de forma a rentabilizar os proveitos de todos os intervenientes da cadeia produtiva. Fazer do ananás a “bandeira” referenciadora dos Açores, ligando-o às especificidades da Região, alargando o seu mercado para novos segmentos, de modo a acrescentar valor à produção.
Estratégia:
Implementar uma nova e pró-ativa abordagem ao nível da produção e comercialização para garantir o desejado valor acrescentado e a afirmação do ananás como um produto único, maximizando todo o potencial produtivo, respondendo aos novos desafios, tanto no atual mercado como em novos.
Objetivos:
- Agregar todos os intervenientes no processo produtivo, na comercialização, na I&D e outros organismos de modo a encontrar áreas que beneficiem estes stakeholders, em especial os produtores;
- Garantir o planeamento da produção em função da procura de mercado, anular a discrepância entre valor mínimo e máximo pago à produção ao longo do ano;
- Formar recursos humanos no sector, garantir especificidades técnicas de forma a melhorar o método tradicional de produção;
- Fomentar uma I&D adequada às necessidades produtivas orientadas para a realidade, garantindo o planeamento efetivo, a qualidade do produto, eficiência produtiva, redução do ciclo produtivo;
- Desenvolvimento de parcerias nos mercados alvo para o aproveitamento de subprodutos e a valorização do produto não vendido;
- Melhoria da logística, garantindo entregas em tempo reduzido (Just in Time) com recurso a centros de distribuição existentes quem permitam alargar o mercado;
- Benchmarking e difusão de boas práticas, tendo como referência setores semelhantes que atingiram níveis de excelência/eficiência elevados tanto na produção como no mercado;
- Garantir apoios de modo a orientar e aumentar a produção para os níveis condizentes com procura atual e futura, mantendo a qualidade que referencia o ananás;
- Desenvolver a interligação com outras áreas da atividade económica (a venda em “Cabaz” para o exterior) em que o ananás seja representado como o produto líder, com o objetivo de reduzir os custos logísticos;
Para mais informações contactar: geral@ccipd.pt