
A Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), criada em 1979, é o órgão de cúpula das três associações empresariais existentes nos Açores e que representam os sectores secundário e terciário.
A atual forma de estruturação do associativismo empresarial no Arquipélago dos Açores, concilia a existência de três associações centenárias, com grande capacidade de intervenção e reconhecimento no seu âmbito geográfico e de uma estrutura de cúpula que intervém nos assuntos de carácter regional.
A estrutura e funcionamento da CCIA tem em consideração esta realidade, processando-se as reuniões dos órgãos sociais em sistema rotativo, em cada uma das sedes das Associadas, funcionando a secretaria nas instalações da associada de Ponta Delgada. No que se refere aos corpos sociais, são compostos pelos Presidentes das Mesas das Assembleias Gerais, Presidentes das Direções e Presidentes dos Conselhos Fiscais das associadas.
Atuais corpos sociais:
Mesa da Assembleia Geral
Luís Vasco Cunha (Presidente)
Humberto Viriato Melo Sampaio e Silva
Vítor Manuel Soares
Direção
Mário José Amaral Fortuna (Presidente)
Marcos Duarte Machado do Couto
Davide João Furtado Marques
Conselho Fiscal
Bento Almeida Leonardo (Presidente)
Gualter Manuel Medeiros do Couto
Bruno Aguiar
Através das suas associadas, a CCIA desenvolve diversos projetos e atividades com abrangência regional, nacional e internacional.